USD 5,8117
BTC 540540
EUR 6,0864
GBP 7,3064

Institucional

1: Introdução

Neste artigo vamos apresentar a VOX HOMINIS, nossa filosofia e nossa forma de trabalhar. O conteúdo deste artigo está dividido da seguinte forma:

1: Introdução
2: Quem Somos
3: Nosso Trabalho
  3.1: Áreas de Atuação
  3.2: Eixos Temáticos
  3.3: Pilares
4: A Sociedade e o Indivíduo
  4.1: A Sociedade
  4.2: O Indivíduo
5: Visão Geral da VOX HOMINIS
  5.1: A Administração
  5.2: A Economia
  5.3: A Política
6: O Foco da VOX HOMINIS
7: Síntese da Filosofia da VOX HOMINIS

2: Quem Somos

VOX HOMINIS é uma livre iniciativa, sem fins lucrativos, que fomenta reflexões e ações com o intuito de elevar o nível de vida humana em todos os sentidos, desenvolvendo trabalhos junto à sociedade e/ou ao indivíduo de forma fornecer caracteres de elevada ÉTICA e ALTO GRAU DE SENSO CRÍTICO acerca dos principais elementos formadores da sociedade, tais como o indivíduo, a família, a coletividade, o humanismo, a natureza e o meio ambiente, o planeta, a religião, a nação, o patriotismo, a ciência, a cultura, a arte, a administração pública, a economia, e as políticas nacional e internacional; com o fecundo objetivo de, a partir de seus cursos de formação e ações, forjar um cidadão melhor e mais consciente de seu real papel em meio à sociedade, e que este consiga, a partir de sua própria transformação, colaborar e cooperar pela transformação dos demais em seu entorno provocando, deste modo, uma mudança em cadeia partindo do indivíduo (o micro) e chegando à sociedade (o macro).

Nosso trabalho, com cursos e ações, se dão a partir de três premissas:

  • 1 – Áreas de Atuação;
  • 2 – Abordagens e
  • 3 – Pilares

3: Nosso Trabalho

3.1: Áreas de Atuação

São as linhas de trabalho da VOX HOMINIS, são os segmentos de trabalho junto à sociedade e do indivíduo. Nossas áreas de atuação compreendem:

1 – ÉTICA: Instruir a sociedade, por meio de cursos e oficinas, sobre os princípios basilares da Ética, a partir de pensadores de referência e obras de excelência com o salutar intuito de apresentar a necessidade de uma acertada conduta individual na sociedade, discernindo, a partir de reflexões, entre o correto e o errado do comportamento humano, e as consequências sociais (ao todo) e psicológicas (a si) destas ações.

2 – ORIENTAÇÃO SOCIAL: Proporcionar, através de cursos e/ou de material disponibilizado no sítio eletrônico, orientações pertinentes ao cidadão comum nos campos social, administrativo, empreendedorismo, economia, justiça e tudo o que se relacione ao desenvolvimento social, tudo sem qualquer ônus ao indivíduo. O objetivo da VOX HOMINIS é transformar o cidadão comum em um cidadão apto, capaz de proporcionar seu próprio desenvolvimento humano e social. Para isso temos diversas planilhas eletrônicas que disponibilizamos como forma de orientação e apoio social. Dispomos também de materiais que versam sobre cultura, economia, administração entre outros, que visam ajudar o indivíduo na busca de seu próprio desenvolvimento humano e social.

3 – PROJETOS SOCIAIS: Fomentar projetos sociais de relevância que permitam colocar em prática os estudos realizados. Estes projetos incluem, em especial, projetos de empreendedorismo prático, na busca da alteração do status quo. Também priorizamos projetos que permitam transformar o indivíduo passivo no indivíduo reflexivo, passando a atuar como um ser ativo na promoção do bem-estar social. Buscamos mudar “o que pensar” pelo “como pensar”; um ato de profunda transformação social e do indivíduo, fundamental para uma mudança social de fundo.

4 – LEIS: Estudo dos Processos Legislativos para permitir sólidas proposições de Leis a partir da sociedade civil, seja a partir do coletivo, seja a partir do indivíduo, com o objetivo de criar melhores condições sociais com alteração do status quo.

3.2: Eixos Temáticos

As áreas de atuação se desenvolvem dentro de três eixos temáticos, que consideramos como nossas cláusulas pétreas. São eles:

1 – ÉTICA: Todo projeto deve, obrigatoriamente, estar em conformidade com os princípios éticos. É um princípio basilar.

2 – ECONOMIA: Nossa atuação busca, na maioria das vezes, um trabalho para a melhora econômica do indivíduo, de seu entorno e da sociedade.

3 – ADMINISTRAÇÃO: Vemos a necessidade da boa administração em todos os níveis, seja público ou privado. Assim, nossa área de atuação deve focar na boa administração para que o empreendimento traga os frutos esperados.

A VOX HOMINIS entende que a Administração e a Economia constituem um bloco único, a Política. A Política pode ser tanto governamental quanto privada, no caso desta última é quando exercemos nossas estratégias administrativas e econômicas para benefício de nosso empreendimento. Entretanto, não há valor se nossa conduta não estiver fundamentada em princípios éticos. Pode ser que traga benefícios à pessoa, mas não trará à sociedade. Por isso consideramos os três eixos como inseparáveis e, por isso, constituímos os três eixos em um bloco único o qual, na filosofida da VOX HOMINIS, denominamos de POLIÉTICA.

Assim, para a VOX HOMINS, a POLIÉTICA é um conceito referente à correta relação entre Ética; Administração e Economia, onde estas duas últimas constituem o que consideramos ser a Política.

3.3: Pilares

Nossa sociedade está entregue à corrupção humana, o que se vê diante de escândalos da administração pública muitas vezes em conchavo com a administração privada. Vemos valores de decência humana como uma utopia.

Uma forma de trazer reflexão à sociedade para a necessidade dos valores humanos é através dos três pilares sociais, que para a VOX HOMINIS são:

1 – ÉTICA: Elemento que faz parte de todas nossas ações, que serve como meio referencial para qualquer ação. Uma sociedade sem ética está fadada ao fracaso, cedo ou tarde. A ética corresponde, ao mesmo tempo, a um aspecto de conduta e psicológico da sociedade.

2 – ECONOMIA: Elemento que faz parte de praticamente todas as nossas ações. Corresponde à melhora da vida ao indivíduo em meio à sociedade, ou seja, um aspecto material.

3 – CULTURA: Já está demonstrado que a cultura é capaz de transformar uma sociedade. A cultura modifica a forma de pensar e permite reflexões. Indivíduos reflexivos, formam uma sociedade reflexiva. Por isso a VOX HOMINIS disponibiliza de forma pública, sem ônus, acervo de literatura nacional e internacional; obras de pintura com comentários; músicas eruditas e vários estudos sobre a cultura, a arte e a influência que elas têm na política e na sociedade. Povo culto não é facilmente manejado. A sociedade está de acordo à cultura dos indivíduos que a compõe. A VOX HOMINIS entende que a cultura é elemento de REGENERAÇÃO SOCIAL.

4: A Sociedade e o Indivíduo

4.1: A Sociedade

A VOX HOMINIS entende que a sociedade só pode ser constituída a partir de cada indivíduo. É a soma dos indivíduos que constitui a sociedade. A sociedade é ainda a soma das meritocracias individuais. Logo, é a partir das aptidões individuais empregadas que é possível compor as aptidões coletivas, e que, ao fim, constrói o perfil de uma sociedade múltipla em talentos.

A soma dos indivíduos constrói uma sociedade
A soma dos indivíduos constrói uma sociedade

É no seio da sociedade que afloram as relações humanas. São pelas relações humanas que surgem os conflitos, e é só pelas relações humanas que surgem as respostas e as soluções para a sociedade. Aristóteles (384-322 A. C.) afirmava:

“O homem é naturalmente um animal político”.

Aristóteles

Assim, pensar em política sem pensar no indivíduo é o mesmo que pensar em uma cidade sem ruas e construções. Por isso a VOX HOMINIS tem trabalhos voltados e dedicados ao indivíduo e ao coletivo, os quais visam o desenvolvimento de ambos.

4.2: O Indivíduo

Quanto ao indivíduo, nosso objetivo é buscar despertar as capacidades intrínsecas e habilidades adormecidas, além de incentivar o uso prático de suas aptidões inatas, de forma ÉTICA, junto à sociedade, para o bom desenvolvimento desta. Estando o indivíduo preprado, a sociedade poderá ser construída em bases sólidas. Esse trabalho só tem resultados a longo prazo.

Hoje a sociedade com todas as suas transformações e seus desafios requer e exige indivíduos cada vez mais preparados técnica, profissional e humanamente. Os dias de hoje provocam tensão emocional e os casos de depressão estão crescendo sem dar notícias que venham reduzir.

Nunca foi tão falado a respeito de inteligência emocional e dos efeitos positivos da meditação sobre o comportamento humano. Conhecer seus limites, superá-los e saber avançar não é mais uma escolha, é uma necessidade. Entretanto, para isso é necessário conhecer suas próprias limitações e ter um comprometimento consigo mesmo na firme resolução de querer alcançar sua própria superação.

Disso, inevitavelmente, resultam dois pontos que a VOX HOMINIS entende como fundamentais para o bom desenvolvimento do indivíduo em todos os aspectos de sua vida física e psicológica, e que vai refletir em uma sociedade, são eles: A Ética e a Psicologia; estes dois elementos norteadores da sadia conduta humana.

Bússola em nossa vida
O desenvolvimento e aperfeiçoamento do indivíduo

Segundo o psicanalista theco Sigmund Schlomo FREUD (República Tcheca; 1856-1939; Reino Unido), somos o que:

  • Pensamos;
  • Sentimos e
  • Fazemos.

Assim, a psicologia, é ferramenta adequada

  • (i) – como meio de investigação interna de nossos próprios impulsos;
  • (ii) – ela permite conhecer nossos limites;
  • (iii) – permite ainda conhecer nossas debilidades e
  • (iv) – nos dá as ferramentas precisas para superá-las.

Uma das metodologias estudadas pela ciência, com comprovada eficácia é a MEDITAÇÃO. É uma das ferramentas da psicologia que permeia essa investigação. A REFLEXÃO é outra ferramenta.

Pode paracer estranho a alguns a aproximação entre Psicologia, Sociedade e Política. Entretanto, existem diversas escolas que fazem esse estudo. A Escola Comportamentalista, por exemplo, é uma delas. Outra é a Escola de Frankfurt. Ambas estudam, cada qual a seu modo, as relações entre psicologia, política, cultura e sociedade. Outra vertente que estuda a psicologia humana é o marketing.

Nestes casos a ideia do estudo é aprender a manejar as multidões. No caso da VOX HOMINIS nosso objetivo é proporcionar as ferramentas necessárias para a superação de cada indivíduo e assim criar uma sociedade mais equânime. A superação do indivíduo nos remete à ideia de meritocracia e a própria construção da sociedade. É pela soma das capacidades e habilidades individuais que se constitui a diversidade de uma sociedade. Ao contrário, a planificação dos indivíduos constitui uma sociedade com pouca diversidade a partir da sociedade civil.

Em outras palavras, uma sociedade civil plural em habilidades e capacidades individuais tem maior liberdade frente ao Estado; ao passo que, uma sociedade civil planificada tem maior dependência do Estado, na mesma proporção direta da planificação; maior planificação, maior dependência. A VOX HOMINIS entende que a função do Estado é administrar a sociedade e que cabe a esta o seu próprio desenvolvimento.

5: Visão Geral da VOX HOMINIS

Nossa visão busca o avanço econômico dentro de um viés social e ambiental. Não compactuamos com as ideias de direita, entretanto, nos valemos da ideia do livre-comércio e da liberdade individual. Não compactuamos com a ideologia da esquerda, mas temos nossos valores sociais, tendo o indivíduo – e não o Estado – o ponto cêntrico da sociedade. Não compactuamos com as ideias do chamado centro porque ele se movimenta conforme seus interesses personalistas.

Nossa visão e nosso foco é sempre a partir do bem coletivo. Por isso a VOX HOMINIS é, ao mesmo tempo, a favor da economia capitalista e de obras sociais, de forma que conjugamos o que há de mais útil destas ideias, conforme o contexto.

Não avaliamos ideias ou intenções, mas sim resultados práticos. Nossa visão é inovadora, pioneira. Tem fundamentos baeados na democracia. Tem visão capitalista com viés social, um Capitalismo Temperado e Democrático sui generis. A ideologia política da VOX HOMINIS é; portanto, de Vanguarda.

5.1: A Administração

A administração, seja pública ou privada, deve existir para melhor atingir o bem coletivo em detrimento dos interesses pessoais, de forma que sua resposta seja rápida e fluida, o que per se exige a administração a partir de uma Administração reduzida e eficaz, o que para o setor público significa um Estado Mínimo, enxuto e reduzido. Quanto menor o Estado, mais rápido ele flui e menores são os gastos.

5.2: A Economia

A boa Economia deve trazer mútuo benefício entre as partes envolvidas, já que em uma sociedade justa o ganho deve contemplar todas as partes compreendidas, sem prejuízo ou dano a ninguém. A VOX HOMINIS entende pela necessidade de fortalecer a Economia Nacional, fortalecendo a economia local e as potencialidades inatas local/nacional; tendo como principais estratégias, mas não só;

  • (i): a criação e fortalecimento de cooperativas;
  • (ii): o fortalecimento da agricultura industrializada;
  • (iii): o fortalecimento da indústria e comércio pesqueiro e
  • (iv): o fortalecimento do turismo para estrangeiros.

5.3: A Política

Por fim, a política não é vista como uma bandeira ideológica fixa e sim uma visão dinâmica, capaz de colocar o benefício do coletivo acima de qualquer sectarismo ou ideologia, não se mantendo; portanto, em qualquer lado, seja ele qual for.

Tem vista aos grandes filósofos, tais como Confúcio (China; 551–479 A. C.), Sócrates (Grécia Clássica; 470-399 A. C.), Platão (Grécia Clássica; 428–348 A. C.), Aristóteles (Grécia Clássica; 384–322 A. C.), Immanuel Kant (Prússia, atual Rússia; 1724–1804), Goethe (Alemanha; 1749-1832), Nietzsche (Alemanha; 1844-1900), Mahatma Gandhi (Índia; 1869-1948) e o inspirador das ideias deste trabalho, Samael Aun Weor (Colômbia; 1917-1977; México); buscando o desenvolvimento social junto com a ação justa da economia, da administração e da política, tendo clara a presença sempre constante de princípios éticos.

6: O Foco da VOX HOMINIS

Só a partir de indivíduos que tenham conduta ÉTICA é possível construir uma sociedade justa, em favor do bem coletivo. A sociedade se espelha nos indivíduos porque estes são a base de qualquer sociedade. É necessário ÉTICA em todos os indivíduos. É necessário, é urgente, que cada indivíduo faça consciência de sua real condição, e de seu verdadeiro papel na sociedade, de forma reconhecer seus limites e que os consiga superar, para o bem de si e do coletivo.

Toda mudança começa a partir do indivíduo, essas mudanças partem dele e se refletem por toda a sociedade. Assim foi, assim é e assim será. E isso pode ser visto na vida e obra de Mahatma Gandhi o líder indiano que um dia disse: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”.

O foco da VOX HOMINIS é o bem coletivo o que pode ser resumido em uma expressão: CONDUTA ÉTICA!

7: Síntese da Filosofia da VOX HOMINIS

  • INDIVÍDUO: Foca na Ética e na superação. Para isso usa a Psicologia como ferramenta para o autodescobrimento e auto exploração e da Ética como guia da conduta.
  • SOCIEDADE: Foco no Indivíduo, com vista à meritocracia em detrimento à planificação.
  • ADMINISTRAÇÃO: Estado mínimo e enxuto, o qual deve fluir facilmente.
  • ECONOMIA: De cunho Liberal, e com vista no fortalecimento da Economia Interna (Nacional).
  • DOUTRINA POLÍTICA: Fundamentada nos ensinamentos de Confúcio, Sócrates, Platão, Aristóteles, Immanuel Kant, Goethe, Nietzsche, Mahatma Gandhi e Samael Aun Weor.
  • ESPECTRO POLÍTICO: Posicionamento livre contextualizado.
  • IDEOLOGIA POLÍTICA: Capitalismo Temperado Democrático de Vanguarda.
Estrutura de trabalho da Vox Hominis, Poliética

Estrutura de trabalho