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Código de Ética Confucionista

1: O Confucionismo

O Confucionismo não é considerado uma religião no sentido tradicional. O conceito de religião abarca uma série de elementos que o Confucionismo não possui, como, por exemplo, pregar em nome de uma Divindade.

É considerada uma tradição filosófica e ética baseada nos ensinamentos de Confúcio o qual não criou o Confucionismo. Ele surgiu a partir de pessoas que buscaram viver os ensinamentos de Confúcio.

Confúcio nasceu onde hoje é a China, e viveu de 551 a 479 a.C. Foi a base da educação da China por séculos o que lhe fez a outorga do título de Pai da Educação da China.

2: As principais bases do Confucionismo

O Confucionismo preza pela nobreza do comportamento humano. Por não reivindicar a existência de uma Divindade ele trabalha no sentido da correção moral do Ser Humano e da Sociedade como um todo, um contraponto ao Taoísmo, que valoriza uma relação de harmonia do Ser Humano com o Universo e a Natureza.

O Confucionismo é notadamente uma doutrina da moralidade e da ética. Valoriza o bom comportamento social e busca preservar a hierarquia social como um aspecto da própria organização e da ordem a ser mantida. Isso se resume na busca pela harmonia social, o que é conseguido através da obediência às regras e convenções.

Para Confúcio e, por consequência, para o Confucionismo, as regras e as convenções devem ser seguidas para que tudo permaneça em seu lugar e que tudo marche da melhor forma possível. Qualquer desvio de regras ou das convenções implica em alteração da Ordem Social, em maior ou menor grau.

Estátua de Confúcio

Manter a Ordem Social é manter a harmonia da sociedade e a harmonia do próprio núcleo familiar. Quando a Ordem Social é mantida existe respeito mútuo a nossos superiores e destes para conosco. Com o respeito mútuo existe maior coesão social promovendo a união de toda uma sociedade.

Segundo o Confucionismo as heranças culturais só podem ser transmitidas quando existe uma adequada Ordem Social, pautada na organização e no respeito. A organização para não cair no caos social e o respeito para ter valor para aprender e reconhecer o valor daquilo que se aprende.

Para que haja Ordem Social o indivíduo deve preservar sua Moralidade. Assim, o Confucionismo abarca uma filosofia comportamental muito forte e projeta o comportamento do indivíduo na sociedade, de forma que esta é o espelho do Ser Humano.

Em síntese, o Confucionismo e os ensinamentos de Confúcio abarcam questões do Comportamento Social e da Ordem Social, talvez seja a maior doutrina nesse sentido que se conheça. No lugar de pregar a moralidade em nome de Divindades, Confúcio pregava a moralidade como forma de manter a Ordem Social e a harmonia da sociedade. Busca a coesão social a partir do comportamento do indivíduo, pautando este comportamento em regras a serem observadas para o bem de todos.

Resumindo, o Confucionismo é uma Doutrina Filosófica e Ética de caráter eminentemente Social. Visa na educação papel fundamental para formar pessoas virtuosas e responsáveis para bem conduzir toda a Sociedade, tendo importância crucial a meritocracia do indivíduo.

3: Moralidade e Regras segundo Confúcio

O indivíduo deve ter comportamento adequado para manter o equilíbrio e a Ordem Social. Para Confúcio isso era atingido através de cinco princípios, são eles: Benevolência e Humanidade, Justiça, Etiqueta e Rituais, Sabedoria e Integridade.

Estes são conhecidos como as Cinco Relações Humanas e são tidos como os cinco Valores Éticos do Confucionismo, sendo central nesta Doutrina.

1 – Benevolência e Humanidade: Todos devem cultivar a benevolência, e deve ser praticada por aqueles que detém o poder. Nos ensinamentos de Confúcio, a benevolência inspira confiança aos demais e é um tipo de altruísmo e empatia. Aquele que está no poder deve ser benevolente, do contrário, a sociedade será impiedosa para os mais necessitados. O governo deve ser feito de forma a inspirar o povo e não causar-lhe medo ou apreensão. Por isso a benevolência é importante para os governantes, uma forma de motivar o bem coletivo. O governante deve governar pelo exemplo, jamais pelo medo. Aqui está incluso elementos de sinceridade. Devemos ser sinceros, transparentes, aspectos estes que inspiram confiança e credibilidade. Um governante deve ser sincero e transparente para com seu povo. Do contrário, surgirá a desconfiança dos dois lados e isso causará tensão social, uma forma de desequilíbrio em favor do caos.

2 – Justiça: A justiça é fundamental para uma sociedade na visão de Confúcio. Ter a calma e a clareza para bem decidir é a base para uma ação justa e acertada. A justiça tem relação com a avaliação equilibrada de uma situação qualquer. A justiça deve ser bem aplicada inclusive em situações tensas, sem perder a clareza e a compreensão, sem se permitir a influência do orgulho ou caprichos, o que não mais é justiça.

3 – Etiqueta e Rituais: Fazem referência às regras necessárias a serem seguidas para manter a Harmonia na Sociedade. O comportamento do indivíduo deve ser honrado, polido, cortês e possuir decoro. Não devemos escandalizar com nosso comportamento, causar estranheza, ao contrário, o comportamento deve ser capaz de promover a admiração e a inspiração de forma que outras pessoas queiram imitar o comportamento sadio. É uma regra respeitar os mais velhos e os pais. Devemos valorizar a família e respeitá-la, o mesmo com relação à educação. Respeitar a justiça e os bons comportamentos, dando vazão a eles.

4 – Sabedoria: Elemento a ser cultivado por todo ser humano. Aqui a educação cumpre papel fundamental porque ela molda o bom caráter do indivíduo e permite o expressar de virtudes. A sabedoria deveria vir acompanhada de coragem, para que aquela pudesse ser aplicada em qualquer situação, por mais difícil e perturbadora que essa fosse. Confúcio dava créditos à cultura. O povo deve ser instruído e ter uma cultura que prediz o bem comum. Para Confúcio havia três formas para conquistar a sabedoria:

  • (i) – Através da reflexão que era o método considerado mais nobre;
  • (ii) – Por meio da imitação que é a forma mais fácil e
  • (iii) – Através da experiência que é a forma mais árdua e amarga.

5 – Integridade: Envolve algumas virtudes para obtê-la.

  • (i) – Honestidade: Ser verdadeiro em palavras e ações. Não trapacear, não mentir, ser sincero. Buscar sempre ser verdadeiro e sincero em qualquer situação, se mantendo a mesma pessoa independentemente da situação, do meio ou das pessoas que estão no nosso entorno.
  • (ii) – Autenticidade: Ser fiel a si mesmo e suas próprias convicções. Não mudar de opinião por influência externa, manter-se firme a si mesmo e naquilo que acredita. Não agir para agradar aos demais, fazer o que tem que ser feito por convicção, jamais para agradar alguém. Ter valor para ser autêntico.
  • (iii) – Coerência: Guardar relação sobre aquilo que se diz e aquilo que se faz. Ter clareza em seus pensamentos para não agir de forma contraditória. Manter a palavra e cumprir com os compromissos.
  • (iv) – Retidão: Agir em conformidade à lei e à própria consciência. Agir de forma moral, correta, de forma que ninguém possa nos acusar de algo ilícito, de falsidade ou covardia.
  • (v) – Sinceridade: Não ter máscaras, ser transparente, livre de hipocrisias, de falsidades, duplicidades. Não atentar conchavos contra nossos semelhantes. Agir de forma livre de interesses, o contrário é hipocrisia. Ser sincero, acima de tudo, consigo mesmo.

Segundo a obra Analectos, 15.6; “A integridade é a base da virtude”; é também, citada conforme Analectos 12.20; “O homem de integridade não busca a fama, mas a fama o segue”.

Confúcio dava muito valor à integridade. Ela permite construir laços de confiança e respeito o que faz aumentar também os laços sociais. Uma pessoa íntegra tem maior autoestima, sendo mais difícil de se abalar por situações da vida, porque se sente digna e fortalecida. Não se sente vítima das circunstâncias e tem força para superar adversidades quando estas surgem. Por tudo isso, se torna um exemplo a ser seguido.

Dos cinco Valores Éticos os três primeiros: Benevolência e Humanidade; Justiça; Etiqueta e Rituais são aspectos marcadamente sociais. A sabedoria, por sua vez, pode ser aplicada pelo indivíduo tanto para si como para o coletivo. A integridade é um aspecto de caráter individual.

Assim, Confúcio consegue unir o Social e o Individual através da Sabedoria. O Social requer de Benevolência e Humanidade, um comportamento do governante para seu povo; Justiça, também um comportamento daquele que tem poder para com os indivíduo; e Etiqueta e Rituais, um comportamento social de todos para todos.

A Sabedoria é o elemento conciliador entre o Social e o Indivíduo. Ao Indivíduo cabe a Integridade e suas virtudes: Honestidade, Autenticidade, Coerência, Retidão e Sinceridade; virtudes estas que segundo Confúcio dignificam o Ser Humano.

4: Conclusão

O Confucionismo preza pela Ordem Social. Por isso enaltece a educação e a cultura como elementos que moldam o caráter e permitem facilitar a expressão de virtudes. Prega a benevolência, a sabedoria e a integridade, entre outros elementos como entes dignificantes do indivíduo e da Ordem Social.

Valoriza o respeito nas relações humanas e sociais como estandarte basilar da Ordem Social. Busca a harmonia e a organização da sociedade servindo como elementos, ao mesmo tempo, depuradores e de progresso dessa mesma sociedade.

O Confucionismo é notadamente social e trabalha pela valorização do comportamento humano através de sua filosofia e de suas práticas éticas de conduta. Não se trata de uma religião cuja moralidade está atrelada a alguma Divindade, mas sim a práticas que garantam um convívio salutar em meio à Sociedade.