USD 5,4779
BTC 347338
EUR 6,093
GBP 7,2939

Institucional

1: QUEM SOMOS

A VOX HOMINIS é uma livre iniciativa, sem fins lucrativos, que fomenta reflexões e ações sobre a ÉTICA e seu valor frente ao comportamento humano e no seio da sociedade, bem como realiza atividades no intuito de elevar o nível de vida humana em todos os sentidos, desenvolvendo trabalhos junto à sociedade e/ou ao indivíduo de forma fornecer caracteres de elevada ética e alto grau de senso crítico acerca dos principais elementos formadores da sociedade, tais como o indivíduo, a família, a coletividade, o humanismo, a natureza e o meio ambiente, o planeta, a religião, a nação, o patriotismo, a ciência, a cultura, a arte, a administração pública, a economia, e as políticas nacional e internacional; com o fecundo objetivo de, a partir de seus cursos de formação e ações, forjar um cidadão melhor e mais consciente de seu real papel em meio à sociedade, e que este consiga, a partir de sua própria transformação, colaborar e cooperar pela transformação dos demais em seu entorno provocando, deste modo, uma mudança em cadeia partindo do indivíduo (o micro) e chegando à sociedade (o macro).

A VOX HOMINIS entende que a sociedade só pode ser constituída a partir de cada indivíduo. É a soma dos indivíduos que constitui a sociedade. Logo é a partir das aptidões individuais que é possível compor as aptidões coletivas, e que, ao fim, constrói o perfil de uma sociedade múltipla em talentos.

A soma dos indivíduos constrói uma sociedade
A soma dos indivíduos constrói uma sociedade

Somente a partir de indivíduos preparados é possível constituir, por lógica e extensão, uma sociedade igualmente preparada. A VOX HOMINIS, partindo dessa premissa, atua no intuito de ajudar com que cada indivíduo consiga expressar, de forma natural e espontânea, suas aptidões inatas.

2: NOSSO TRABALHO

Dessa relação básica e fundamental entre SOCIEDADE versus INDIVÍDUO que a VOX HOMINIS atua, fomentando, (i) – ao indivíduo: estudos, reflexões, cursos e formações e (ii) – ao coletivo: projetos sociais, projetos econômicos, projetos culturais e projetos de inserção de políticas públicas, que em seu conjunto, permitam desenvolver positivamente tanto o indivíduo como a sociedade, na busca de um desenvolvimento harmônico.

Desta forma, a VOX HOMINIS tem três linhas de atuação:

  • O INDIVÍDUO: Ensinar os fundamentos teóricos e práticos da ÉTICA HUMANA; por meio de cursos e pela elaboração de artigos disponibilizados gratuitamente em nossa plataforma online.

  • A SOCIEDADE: Ensinar o Ser Humano a andar de forma segura na Sociedade, instruindo-lhe sobre os preceitos econômicos, sociais, legais, culturais e políticos de relevância para que consiga, per se, realizar os feitos da vida cidadã com segurança e confiança. Para tanto, se vale de cursos; e da elaboração de artigos e uma série de planilhas eletrônicas e afins, disponibilizados gratuitamente em nossa plataforma online, para dar o aporte social necessário.

  • A POLÍTICA: Instruir o Ser Humano quanto aos procedimentos e meios necessários para proposição de Políticas Públicas junto ao Poder Legislativo, com o intuito de trazer benefícios à coletividade e, por consequência, alteração do status quo.

É no seio da sociedade que afloram as relações humanas. São pelas relações humanas que surgem os conflitos, e é só pelas relações humanas que surgem as respostas e as soluções para a sociedade. Aristóteles (384-322 A. C.) afirmava:

“O homem é naturalmente um animal político”.

Aristóteles

Por extensão, o simples fato de se estar vivendo em sociedade já nos faz atores da política, ainda que isso se restrinja a relacionamentos sociais. O fato é que a política flui naturalmente ante as próprias relações humanas, estas, inevitáveis.

Assim, pensar em política sem pensar no indivíduo é o mesmo que pensar em uma cidade sem ruas e construções. Por isso a VOX HOMINIS têm trabalhos voltados e dedicados ao indivíduo e ao coletivo, os quais visam o desenvolvimento de ambos.

Quanto ao indivíduo, nosso objetivo é buscar despertar as capacidades intrínsecas e habilidades adormecidas, além de incentivar o uso prático de suas aptidões inatas, de forma ÉTICA, junto à sociedade, para o bom desenvolvimento desta.

Estando o indivíduo preprado, a sociedade poderá ser construída em bases sólidas. Nosso trabalho é a longo prazo.

3: O INDIVÍDUO

O INDIVÍDUO: Hoje a sociedade com todas as suas transformações e seus desafios requer e exige indivíduos cada vez mais preparados técnica, profissional e humanamente. Os dias de hoje provocam tensão emocional e os casos de depressão estão crescendo sem dar notícias que venham reduzir.

Nunca foi tão falado a respeito de inteligência emocional e dos efeitos positivos da meditação sobre o comportamento humano. Conhecer seus limites, superá-los e saber avançar não é mais uma escolha, é uma necessidade. Entretanto, para isso é necessário conhecer suas próprias limitações e ter um comprometimento consigo mesmo na firme resolução de querer alcançar sua própria superação.

Disso, inevitavelmente, resultam dois pontos que a VOX HOMINIS entende como fundamentais para o bom desenvolvimento do indivíduo em todos os aspectos de sua vida física e psicológica, e que vai refletir em uma sociedade, são eles:

INDIVÍDUO: ÉTICA E PSICOLOGIA

Bússola em nossa vida
O desenvolvimento e aperfeiçoamento do indivíduo

3.1: A Psicologia

A psicologia, como elemento de investigação interna de nossos impulsos, permite conhecer nossos limites e nossas debilidades nos incentivando a superá-los. A meditação, por exemplo, é uma das ferramentas da psicologia que permeia essa investigação. A reflexão é outra ferramenta.

A psicologia permite reconhecer nossa natureza interna e, junto a ela, nossos vários impulsos internos: São impulsos internos: instintos, emoções, sentimentos e pensamentos. Estes impulsos internos, que são de cunho psicológico, são as verdadeiras motivações das ações humanas. Toda ação humana é fruto de algum impulso interno. Ninguém faz algo que não tenha um impulso interno que o motiva, que o instigue fazê-lo.

Assim, quando da ausência da psicologia e a falta de conhecimento de nossos próprios impulsos, dois pontos devem ser destacados: (i): nossas aptidões naturais ficam limitadas ao que já se faz, sem avançar; logo, não há como haver superação e (ii): a falta de superação não nos permite ir além, limitando ou impedindo nosso crescimento.

Todas pessoas bem-sucedidas têm em comum a capacidade de refletir sobre suas ações e sobre seus impulsos internos. Aí está a chave da superação: Conhecer suas próprias motivações internas, fazendo consciência destas, de forma superar suas próprias limitações. Em outras palavras, a VOX HOMINIS preza pela meritocracia o que garante o avanço do indivíduo e da sociedade.

3.2: A Ética

A ética, como elemento do comportamento humano, permite compreender a necessidade de agir em conformidade com nossa consciência individual, em prol do bem-estar social geral e não na busca insana do benefício próprio. A ética trata do comportamento humano, uma ação notoriamente externa.

A falta de constância no exercício da ética leva o indivíduo a agir de forma imoral e indecente e, cedo ou tarde, suas ações tenderão a se repetir, seguindo assim a mesma linha de conduta. Por isso os antigos filósofos afirmavam que a ética é uma questão de prática e constância.

3.3: Relação entre Psicologia e Ética

A psicologia estuda os impulsos internos. A ética estuda o comportamento humano e os impulsos que nos levam a eles. Por consequência, os impulsos internos nos levam às ações e comportamentos externos.

Ou, dito de outra maneira, a Psicologia e a Ética estão relacionadas. Como exemplo prático, os grandes pensadores de economia, como Hayek e von Mises, tratam da economia a partir de uma percepção e base psicológica.

Da mesma forma como as ações partem de nossos impulsos internos, as ações, uma vez tomadas, podem, por meio de uma reflexão, permitir a revalorização da motivação que nos levou a agir de tal ou qual forma. Por exemplo, uma ação errada nos faz reavaliar nossos conceitos e motivações internas que nos levaram a ela.

Logo, os impulsos internos influenciam nossas ações externas e nossas ações externas, por sua vez, podem, por meio de uma reavaliação, alterar nossos impulsos internos. Nessa toada, o indivíduo só pode ser trabalhado de forma integral se considerarmos suas motivações psicológicas e seu comportamento.

Por isso a VOX HOMINIS tem trabalhos que consideram aspectos éticos e psicológicos, simultaneamente. O primeiro referente ao comportamento e o segundo referente às motivações internas. Do contrário, o trabalho seria parcial, incompleto. Somente assim é possível trabalhar o indivíduo de forma íntegra.

4: A SOCIEDADE

Uma sociedade, para ser bem conduzida, deve ter fundamentos claros, concisos e precisos em três pontos, são eles: administração pública, economia e política.

Os indivíduos são a base da sociedade
Os indivíduos são a base da sociedade

SOCIEDADE: ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E POLÍTICA

Esse tripé é o que redime ou condena toda uma sociedade.

Administração, Economia e Política são dirigidas por indivíduos, os quais devem ser Éticos em suas ações. Sem ação Ética do indivíduo haverá corrupção na sociedade. A VOX HOMINIS possui critérios bem definidos sobre esse tripé. Também tem clara a ideia que a base da sociedade justa é a ÉTICA DO INDIVÍDUO.

4.1: A Administração

A administração, existe para melhor atingir o bem coletivo em detrimento dos interesses pessoais, de forma que sua resposta seja rápida e fluida, o que per se exige a administração a partir de um Estado Mínimo, Enxuto e Reduzido. Quanto menor o Estado, mais rápido ele flui. Isso é lógico e óbvio!

4.2: A Economia

O mesmo pensamento é atribuído à Economia a qual deve trazer mútuo benefício entre as partes envolvidas, já que em uma sociedade justa o ganho deve contemplar todas as partes compreendidas, sem prejuízo ou dano a ninguém. Visa fortalecer a Economia Nacional, tendo como principais estratégias: (i): a criação e fortalecimento de cooperativas; (ii): fortalecimento da agricultura industrializada; (iii): fortalecimento da indústria e comércio pesqueiro e (iv): fortalecer o turismo para estrangeiros.

4.3: A Política

Por fim, a política não é vista como uma bandeira ideológica fixa e sim uma visão dinâmica, capaz de colocar o benefício do coletivo acima de qualquer sectarismo ou ideologia, não se mantendo; portanto, em qualquer lado, seja ele qual for.

Tem vista aos grandes filósofos, tais como Confúcio (China; 551–479 A. C.), Sócrates (Grécia Clássica; 470-399 A. C.), Platão (Grécia Clássica; 428–348 A. C.), Aristóteles (Grécia Clássica; 384–322 A. C.), Immanuel Kant (Prússia, atual Rússia; 1724–1804), Goethe (Alemanha; 1749-1832), Nietzsche (Alemanha; 1844-1900), Mahatma Gandhi (Índia; 1869-1948) e o inspirador das ideias deste trabalho, Samael Aun Weor (Colômbia; 1917-1977; México); buscando o desenvolvimento social junto com a ação justa da economia, da administração e da política.

4.4: Visão Geral da VOX HOMINIS

Nossa visão busca o avanço econômico dentro de um viés social e ambiental. Não compactuamos com as ideias de direita, entretanto, nos valemos da ideia do livre-comércio e da liberdade individual. Não compactuamos com a ideologia da esquerda, mas temos nossos valores sociais, tendo o indivíduo – e não o Estado – o ponto cêntrico da sociedade. Não compactuamos com as ideias do chamado centro porque ele se movimenta conforme seus interesses.

Nossa visão e nosso foco é sempre a partir do bem coletivo. Por isso a VOX HOMINIS é, ao mesmo tempo, a favor da economia capitalista e de obras sociais, de forma que conjugamos o que há de mais útil destas ideias.

Não avaliamos ideias ou intenções, mas sim resultados práticos. Nossa visão é inovadora, pioneira. Tem fundamentos baeados na democracia. Tem visão capitalista com viés social, um Capitalismo Temperado e Democrático sui generis. A ideologia política da VOX HOMINIS é; portanto, de Vanguarda.

5: RESUMO DE NOSSAS IDEIAS

Só a partir de indivíduos que ajam com ética é possível construir uma sociedade justa. A sociedade se espelha nos indivíduos porque estes são a base de qualquer sociedade. É necessário ética em todos os indivíduos. É necessário, é urgente, que cada indivíduo faça consciência de sua real condição, e de seu verdadeiro papel na sociedade, de forma reconhecer seus limites e que os consiga superar, para o bem de si e do coletivo.

Toda mudança começa a partir do indivíduo, essas mudanças partem dele e se refletem por toda a sociedade. Assim foi, assim é e assim será. E isso pode ser visto na vida e obra de Mahatma Gandhi o líder indiano que um dia disse: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”.

Síntese da Filosofia da VOX HOMINIS.

  • INDIVÍDUO: Foca na Ética e na Superação, para isso, requer-se da Psicologia como meio de autodescobrimento e auto exploração.
  • SOCIEDADE: Foco no Indivíduo, com vista à meritocracia em detrimento à planificação
  • ADMINISTRAÇÃO: Estado Mínimo e Enxuto, o qual deve fluir facilmente
  • ECONOMIA: De cunho Liberal, e com vista no fortalecimento da Economia Interna (Nacional)
  • DOUTRINA POLÍTICA: Fundamentada nos ensinamentos de Confúcio, Sócrates, Platão, Aristóteles, Immanuel Kant, Goethe, Nietzsche, Mahatma Gandhi e Samael Aun Weor
  • ESPECTRO POLÍTICO: Posicionamento livre contextualizado
  • IDEOLOGIA POLÍTICA: Capitalismo Temperado Democrático de Vanguarda
Estrutura de trabalho da Vox Hominis, Poliética

Estrutura de trabalho da VOX HOMINIS