USD 5,4767
BTC 347290
EUR 6,0933
GBP 7,2936

Sociedade

A palava sociedade vem do latim, SOCIETAS, que significa “associação amistosa com o próximo”. Segundo a Sociologia Clássica, existem 5 instituições sociais no mundo ocidental atual, entretanto, a VOX HOMINIS considera uma sexta, que na verdade é a que encabeça a lista, são elas:

  • Indivíduo
  • Família
  • Escola
  • Religião
  • Trabalho
  • Estado

O Indivíduo

A base da sociedade é o indivíduo. A soma de todos os indivíduos constituem uma sociedade. Assim, não há ação social que resulte efetiva se essa ação partir da sociedade em direção ao indivíduo. Isso porque as massas são constituídas pela soma dos indivíduos e cada um deles têm interesses, capacidades e habilidades distintas e comungar uma ação social de interesse único de forma que busque o engajamento coletivo, neste formato, é utópico. É como esperar que todos os membros de uma sociedade se interessem em frequentar academia, ou esperar que todos se graduem em engenharia.

Como cada indivíduo tem suas habilidades inatas não é possível esperar que a sociedade, a partir das massas, espelhe em cada indivíduo uma característica única por ela escolhida, usada para moldar e nivelar todos os indivíduos de maneira igual. Cada pessoa possui interesses e aspirações própiras e é essa diversidade dos indivíduos que permite o avanço plural da sociedade. Cada qual deixa sua contribuição para o avanço de todos.

A sociedade é a soma dos indivíduos
A sociedade é a soma dos indivíduos

Uma sociedade justa deve dar liberdade para o desenvolvimento individual, permitir, sem limitação alguma, a LIVRE INICIATIVA, já que cada indivíduo tem seus interesses próprios, baseados em suas aptidões e habilidades inatas. Colocar as mesmas condições gerais para todos os indivíduos, os quais têm interesses distintos, é uma ação limitadora da capacidade individual e, por consequência, da própria sociedade.

Quando a sociedade quer moldar os indivíduos, a partir de uma mesma condição, está, na prática, impedindo que cada indivíduo possa escolher seu próprio desenvolvimento, a partir de suas próprias aptidões naturais. Está também impedidndo ou dificulttando o avanço da sociedade em sua forma mais plural.

Além do mais, quando a sociedade cria ela própria as condições para o desenvolvimento do indivíduo, cria também os meios necessários para que todos os indivíduos sejam capazes de alcançar a meta social por ela proposta. Para que a meta social seja atingida, a sociedade no lugar de aprimorar o indivíduo cria meios para que a meta a ser atingida seja baixa o suficiente de modo que todos possam alcançar a meta proposta. Para a sociedade e o Estado é mais simples, menos oneroso e menos trabalhoso reduzir a meta social a ser proposta que trabalhar por aprimorar os indivíduos em suas habilidades e aspirações.

Metas podem ser alteradas. Sociedade só cresce se há superação
Uma sociedade só cresce superando desafios.

Sendo a sociedade a soma dos indivíduos, por consequência o crescimento da sociedade é a soma do crescimento dos indivíduos. As aptidões e ações individuais compõem a diversidade da sociedade. Sem a individualidade e a diversidade que ela proporciona a sociedade se torna pouco fértil e de crescimento tímido e acanhado.

A VOX HOMINIS apoia o desenvolvimento da sociedade a partir do desenvolvimento do indivíduo, fortalecendo nele suas aptidões e habilidades naturais. O verdadeiro crescimento social é possível quando o indivíduo cresce e se supera. E isso vai ser refletido na sociedade. O trabalho da VOX HOMINIS é a partir do indivíduo e não a partir das massas. O desenvolvimento individual produz o desenvolvimento coletivo e social.

A educação

O mundo ocidental tem uma educação escolar, técnica e de graduação voltada exclusivamente ao preparo para obter um emprego, entretanto, não ensina como encarar a vida em seus aspectos emocionais. A vida é um todo completo e além de um trabalho, o indivíduo é antes de tudo um ser humano constituído de pensamentos, instintos, sentimentos e emoções.

O correto manejo das emoções garante ao indivíduo a segurança e o desempenho desejado. A chamada inteligência emocional é cada vez mais alvo de estudos científicos e hoje ocupa posição privilegiada.

Disso resulta que a meditação é um meio que oferece condições favoráveis ao desenvolvimento emocional e prepara o indivíduo para a vida. Assim como é importante preparar o indivíduo para o exercício de uma profissão e dessa feita ter condições de manter sua subsistência, é igualmente importante dar as devidas condições para que o indivíduo consiga manter seu equilíbrio emocional ante a vida, diante de suas adversidades e de suas vitórias.

Equilíbrio entre razão e emoção.
Equilíbrio entre Desenvolvimento Intelectual e Emocional

A ciência tem estudos que comprovam a eficácia da meditação e o quanto isso beneficia o desenvolvimento humano. Alterações hormonais e impulsos nervosos diferenciados explicam as motivações à superação e a força para manter-se seguro diante de situações conflitantes.

A VOX HOMINIS trabalha para que a educação seja mais que um sistema que se limita ensinar apenas uma profissão, trabalhamos para que a educação seja completa, seja para a vida. Uma educação que ensine uma profissão e que ajude a construir um indivíduo íntegro.

A recuperação social

Não há um porvir para a sociedade se essa não estiver embasada em princípios. Liberdade, Ética, Conhecimento, Dignidade Humana, Consciência Social e Consciência Ambiental, são aspectos fundamentais para que nossa sociedade possa superar o difícil momento pelo qual atravessa.

Sem um esforço individual a sociedade não mudará. É necessária uma CIÊNCIA ÉTICA, pautada nos alicerces indissolúveis da verdade, deixando de lado os interesses egoístas e pessoais. É necessária uma FILOSOFIA fundamentada nos verdadeiros pensadores que nos ensinam a pensar e não no que pensar, este último muitas vezes formado por opiniões midiáticas encomendadas por terceiros.

É necessário substituir o egoísmo humano por COMPREENSÃO REFLEXIVA, o que fará com que fronteiras, naturalmente, desapareçam, ao mesmo tempo que se mantenha o jeito próprio de ser de cada povo. É necessário que a ARTE seja objetiva, coerente e reflexiva, de forma a permitir que haja a reflexão individual, um dos objetivos da arte. Há que desenvolver uma EDUCAÇÃO voltada para completar o ser humano, uma educação que ajude em sua subsistência física e também psicológica.

Temos que ter uma sociedade que seja capaz de GERAR RIQUEZAS, no lugar de incentivar as pessoas a simplesmente buscar dinheiro. A riqueza traz o crescimento coletivo o que beneficia toda uma sociedade. O dinheiro faz alguém rico, beneficiando somente uma ou algumas poucas pessoas.

Necessitamos de uma SOCIEDADE LIVRE, em todos os aspectos, no campo econômico, no campo das ideias, no campo político, tendo liberdade para que os povos sejam como queiram ser, que as fronteiras sejam, naturalmente, banidas e que a cultura mundial seja a cultura individual de cada um dos povos do globo. Essa é a sociedade que devemos construir a partir de cada indivíduo.

A recuperação social
A Recuperação Social é possível a partir do Indivíduo

O caminho para a Recuperação Social existe. Ela não cabe a nenhum Governo e sim a cada Indivíduo. É a soma dos Indivíduos que constituem a Sociedade. Só os Indivíduos podem mudar a Sociedade. Os Governos e a mídia nada podem fazer!

Se extistem três Poderes, o Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário, existe, por uma aceitação geral, o quarto Poder que é conferido à Mídia. Formemos o quinto Poder, o Poder do Indivíduo e da Sociedade Civil. O que os Governos não fazem a SOCIEDADE ORGANIZADA pode fazer. Certamente exemplos não faltam, quando celebridades ou pessoas comuns se dispõem a trabalhar pelo social sem a interferência dos Governos. Quando a Sociedade e seus Inidívuos se organizam, a Sociedade consegue avançar em prol do bem coletivo.

A mudança não está em uma revolução porque todas elas, ao seu fim, mantiveram as populações sob domínio de algum sistema, de algum governo. A história comprova esta assertiva. A mudança não está em uma reforma, porque nas reformas o mesmo sistema se mantém, só que mascarado, o único que muda são os atores. A única mudança que nunca é feita é no próprio Indivíduo. Esta transformação a história e a escola não ensinam. E só esta, a mudança de cada Indivíduo, é a única capaz de realmente mudar a Sociedade.

Visão da Sociedade para a VOX HOMINIS – Resumo

1: Ações voltadas ao Indivíduo e não ao Coletivo. O avanço de uma pessoa é o avanço de todas as pessoas da Sociedade. A soma dos avanços de cada indivíduo é o avanço de toda Sociedade.

2: Incentivar as aptidões inatas de cada Indivíduo e trabalhar nesse sentido.

3: Fomentar uma Educação completa, que permita preparar o Indivíduo para o exercício de uma profissão e dê as bases Psicológicas necessárias para superar desafios e obstáculos que surjam nesta empreitada, incluindo nos bancos escolares a Meditação como disciplina que ajude na construção de um Indivíduo com Inteligência Emocional.

4: Fundamentar a decência da Sociedade em Princípios de Ética, esta desenvolvida desde a mais tenra idade, a partir dos bancos escolares, buscando se aproximar de um comportamento minimamente civilizado ao estilo de povos nórdicos que têm, em seu comportamento, um exemplo digno a ser seguido.

5: Despertar o interesse pela Literatura de qualidade que retrate a decência humana, em destaque, mas não só, aos autores clássicos da Filosofia, com o intuito de formar um Indivíduo que saiba pensar per se, sem interferências ou intimidamentos externos e que dentro de um comportamento digno saiba reivindicar com precisão. Um povo instruído, não pode ser aprisionado.

6: Um povo instruído consegue ter opinião própria, sem interferência midiática. Criar uma Sociedade que trabalhe a mútua Compreensão e a Liberdade de Expressão, como meios de expressar a Verdadeira Democracia Participativa, já que a Democracia Representativa já demonstrou ser falha e um poço infindável de corrupção.

7: Trabalhar pelo desenvolvimento da Meritocracia, o que elimina e, ainda que de forma indireta pune, o corrupto e a corrupção. A conquista de um Indivíduo é o triunfo de toda a Sociedade. Isso só é possível quando é aplicada a Meritocracia em detrimento dos ganhos indiscriminados e a planificação da sociedade.

8: Apoiar o desenvolvimento humano e econômico. Quanto a este último, trabalhar pela Geração de Riquezas, no lugar de criar a falsa ideia de que as pessoas devam ser ricas, o que só aumenta a desigualdade, ao passo que a Geração de Riquezas promove o desenvolvimento em vários aspectos alcançando vários Indivíduos e Famílias ao mesmo tempo.

9: Trabalhar por uma Sociedade Livre, no campo Científico, no Pensar e em suas Opiniões, sem que o Indivíduo sofra consequências por ter uma posição distinta de outrem, desde que mantidos o Respeito e a Educação, conforme os limites que a própria Sociedade espera e fomenta aos seus Cidadãos.