USD 5,8117
BTC 540308
EUR 6,0901
GBP 7,2939

Teste Ideológico – Diagrama de Nolan

Diagrama de Nolan Vox Hominis, Teste de Nolan
Diagrama de Nolan

O Diagrama de Nolan é um modelo de posicionamento político desenvolvido pelo psicólogo estadunidense Bob Altemeyer (1940-…) e modificado pelo Cientista Político estadunidense David Nolan (1943-2010), tendo sido publicado no ano de 1969.

O Teste apresentado, pela VOX HOMINIS, mantém a originalidade do Diagrama de Nolan, tanto na sua estrutura geométrica, mantendo posições e proporções, bem como os termos traduzidos para nosso idioma.

O Teste é imparcial e contextualizado, e é apresentado na forma de paradigmas para que quem responda ao questionário o faça com base naquilo que realmente pensa para si.

Número de questões: 30.



Estatística

Os dados abaixo apresentam os valores estatísticos a partir dos usuários que responderam o teste, e não necessariamente representam o perfil ideológico de um determinado local.

Total de testes realizados: 4352
Direita: 86,66%
Esquerda: 13,34%
Libertário: 77,13%
Totalitário: 22,87%

Importante Nota de Atualização:
Após uma análise detalhada, identificamos que alguns dos resultados apresentados anteriormente foram gerados com o auxílio de bots, o que comprometeu a integridade dos dados.
Para garantir a precisão e confiabilidade das informações, realizamos uma atualização completa dos dados, removendo todos os resultados afetados pelo uso de bots.
Os dados atualizados refletem agora uma representação precisa e fiel da realidade, sem a influência de interferências artificiais.

QUESTIONÁRIO


1. Você recebeu uma proposta de trabalho de um país declarado como inimigo. Existem dois paradigmas possíveis:

PARADIGMA 1: O seu país deve impedir sua ida como forma de proteção e segurança a você e sua família. Cabe; portanto, a escolha ao Estado.

PARADIGMA 2: O Estado não deve intervir na sua decisão, porque você deve se responsabilizar por você e sua família. Cabe; portanto, a escolha a você.

Qual desses paradigmas você acha que deve ser aplicado?

  PARADIGMA 1

  PARADIGMA 2


2. Foi polêmica a vacina contra a COVID-19. Alguns eram a favor da vacinação generalizada e outros apoiavam que cada qual deveria fazer sua escolha conscientemente. Dentro disso duas possíveis resoluções poderiam ser tomadas pelo governo, são elas:

RESOLUÇÃO 1: Ninguém deve ser obrigado a nada, inclusive a se vacinar. O indivíduo é capaz de se responsabilizar por suas ações, devendo arcar com as consequências.

RESOLUÇÃO 2: Em favor do bem coletivo, todos devem se vacinar, mesmo que não queiram. Só o Estado pode se responsabilizar por cada indivíduo.

Qual resolução você gostaria que fosse adotada?

  RESOLUÇÃO 1

  RESOLUÇÃO 2


3. Em determinado momento, o seu país apresenta uma séria crise no comércio exterior, reduzindo suas vendas a outros países. Isso reduz a receita do seu país, gerando inflação. Para isso surgem dois contextos quanto à atuação do seu presidente, são eles:

CONTEXTO 1: O governo deve intervir na economia e no comércio. Isso vai reequilibrar, de forma quase imediata, o comércio nacional, reduzindo a inflação. Entretanto, com o tempo essa crise voltará porque não foi resolvida de fato, foi somente manejada. Nesse contexto, você prefere melhorar a situação econômica atual, postergando a resolução do problema para o futuro. Neste caso, seu governo será elogiado em um primeiro momento, recebendo críticas mais tarde.

CONTEXTO 2: O governo não deve intervir na economia e no comércio. Isso vai, inevitavelmente, trazer danos à população por um período de tempo, matendo a inflação. Entretanto, com o passar do tempo essa crise será superada e a situação restará normalizada. Nesse contexto, você prefere solucionar a crise econômica do país, mesmo que para isso a dificuldade financeira da população se mantenha por um período. Neste caso, seu governo será criticado de imediato, sendo elogiado mais tarde.

Qual contexto você escolheria para você?

  CONTEXTO 1

  CONTEXTO 2


4. Um governo tem uma sociedade civil dividida quanto às demonstrações afetivas e sexuais de sua população de forma pública. Dessa discussão surgem duas abordagens a serem implementadas, onde somente uma delas será adotada nesse governo, são elas:

ABORDAGEM 1: Quanto às demonstrações públicas de afeto e de cunho sexual o governo deve ter Leis a fim de manter uma atitude limitante na sociedade, não impedidndo demonstrações de afeto, entretanto colocando limites para evitar excessos.

ABORDAGEM 2: Quanto às demonstrações públicas de afeto e de cunho sexual o governo não deve intervir porque cada qual pode e deve expressar seus afetos onde queira e da forma que queira.

Qual abordagem você quer para sua sociedade?

  ABORDAGEM 1

  ABORDAGEM 2


5. Um economista possui duas propostas para aumentar a renda do povo do seu país:

PROPOSTA 1: O Estado melhoraria a renda, criando ele, o Estado, obras públicas, o que traria renda certa e de forma imediata. Ao fim das obras, a renda antes gerada, acabaria porque as obras acabaram. Nesse caso, a renda inicial é mais imediata, mas a renda tem fim previsto.

PROPOSTA 2: O Estado melhoraria a renda, incentivando a instalação de empresas no país, o que aumentaria a renda, só que não de forma imediata. A renda continuaria porque as empresas permaneceriam instaladas no país. Nesse caso, a renda inicial é menos imediata, e o objetivo é que a renda tenha continuidade, sem que haja um fim.

Se você for esse economista, qual proposta você adotaria?

  PROPOSTA 1

  PROPOSTA 2


6. Um cientista faz uma descoberta muito interessante e a partir dela projeta e constrói um veículo que consegue voar, sendo possível dar a volta ao planeta em apenas 5 minutos, o que pode beneficiar na distribuição de alimentos e contribuir com a erradicação da fome no planeta. Ao apresentar isso ao governo de seu país o presidente tem duas alegações a fazer ao cientista:

ALEGAÇÃO 1: Em prol do bem comum, o Presidente alega que cabe ao Estado se tornar o único proprietário do invento. Logo, caberá unicamente ao Estado, construir e vender o novo veículo.

ALEGAÇÃO 2: O Estado reconhece o mérito do cientista e subsidia a produção, para que o invento do cientista seja acessível à população. Caberá ao cientista a produção e venda do novo veículo.

Qual das alegações você concorda?

  ALEGAÇÃO 1

  ALEGAÇÃO 2


7. Há, geralmente, uma relação entre impostos e leis. Quanto a isso há a possibilidade de duas combinações:

COMBINAÇÃO 1: Impostos com menor valor e Leis com menos direitos ao cidadão.

COMBINAÇÃO 2: Impostos com maior valor e Leis com maiores direitos ao cidadão.

Qual combinação você prefere para seu país?

  COMBINAÇÃO 1

  COMBINAÇÃO 2


8. Você é um bilionário, o maior do mundo, e quer erradicar a pobreza de seu pais. Você pensou em duas estratégias:

ESTRATÉGIA 1: Utilizaria parte de sua fortuna em empreendedorismo, de forma a gerar emprego. Neste caso a pobreza se manteria por certo tempo, mas a população teria rendimentos futuros mais sólidos.

ESTRATÉGIA 2: Selecionaria uma população entre as mais pobres para distribuir sua fortuna por determinado tempo. Isso aliviaria a situação momentaneamente, mas não resolveria o problema.

Qual estratégia você usaria?

  ESTRATÉGIA 1

  ESTRATÉGIA 2


9. Um projeto econômico de precificação deve ser elaborado para melhorar o desenvolvimento econômico de seu país. Dois projetos de precificação, ou seja, dois tipos de preços foram apresentados:

PRECIFICAÇÃO 1: Nesse projeto o governo não intervém nos preços dos produtos ofertados pelas empresas, permitindo, assim, uma variação nos preços entre as empresas e variação dos preços ao longo do tempo, geralmente, para mais. Os produtos possuem qualidade e os preços podem subir.

PRECIFICAÇÃO 2: Nesse projeto o governo intervém nos preços dos produtos ofertados pelas empresas, congelando os preços, o que vai reduzir, inevitavelmente, a qualidade dos produtos e pode levar à quebra de algumas empresas. Os produtos são de baixa qualidade e os preços são fixos.

Qual precificação você gostaria de ver implementado em seu país?

  PRECIFICAÇÃO 1

  PRECIFICAÇÃO 2


10. A expressão é uma necessidade humana, entretanto, às vezes ela supera limites atingindo e desmoralizando pessoas. Sobre o tipo de expressão ela pode ser regulada sob duas formas:

REGULAÇÃO 1: A regulação da expressão indevida deve ser feita junto aos Foros, por meio de julgamento, assim cada qual responde judicial e civilmente por aquilo que faz e assume as consequências disso, sendo estas previstas em Lei.

REGULAÇÃO 2: A regulação da expressão indevida deve ser feita unicamente pelo Estado, através de agência de regulação do governo que julga e define o que pode ou não ser dito, apontando também as consequências disso, sendo estas nem sempre previstas.

Qual a regulação mais adequada para você?

  REGULAÇÃO 1

  REGULAÇÃO 2


11. Na ideia de ajudar alguns alunos você, como professor, tem duas possibilidades:

POSSIBILIDADE 1: Dar a todos as mesmas condições e os mesmos conhecimentos, sem diferenciação, focando no coletivo, tendo menos trabalho, com menor resultado coletivo.

POSSIBILIDADE 2: Dar a cada um aquilo que precise, conforme suas necessidades, focando na necessidade individual, tendo mais trabalho, com melhor resultado coletivo.

Você, como professor, com qual das possibilidades mais se identifica frente aos alunos que tem de ensinar?

  POSSIBILIDADE 1

  POSSIBILIDADE 2


12. Com o intuito de reduzir a criminalidade e garantir a segurança do povo, o governo sugere duas Leis, que serão votadas e escolhidas em plebiscito:

SUGESTÃO 1: Criar um horário máximo de permanência nas ruas para evitar roubos, assaltos, estupros, entre outros. Com isso, a vida noturna seria reduzida a algumas horas, bem como a permanência em bares, teatros, cinemas e shoppings. Nesse caso, o Estado limita a permanência nas ruas em prol da segurança.

SUGESTÃO 2: Manter a ausência de horário máximo para permanência nas ruas. Com isso a vida noturna não teria hora para acabar. O mesmo é aplicado a outros estabelecimentos comerciais, tendo o limite de hora, somente, conforme o estabelecimento. Nesse caso o cidadão é o único responsável por sua permanência na rua.

Qual sugestão você votaria para virar Lei?

  SUGESTÃO 1

  SUGESTÃO 2


13. Seu chefe gosta de ser paparicado. A ele agrada os elogios e abomina críticas de seu trabalho e dos resultados obtidos. Quanto a isso, qual perfil psicológico você assume?

PERFIL 1: Você acha o comportamento de seu chefe estranho e não dá vazão ao comportamento dele. Isso jamais lhe trará benefício algum.

PERFIL 2: Você dá vazão ao comportamento do seu chefe, mesmo que considere isso estranho. Isso poderá, ocasionalmente, trazer benefícios a você.

Em qual perfil você se enquadra?

  PERFIL 1

  PERFIL 2


14. Os celulares de hoje e computadores em geral solicitam a localização geográfica do usuário. Quanto a essa questão, como você avalia essa conjunção?

CONJUNÇÃO 1: Não me importo em conceder minha localização geográfica porque isso não altera em nada minha vida e meus hábitos ou costumes.

CONJUNÇÃO 2: Não gosto de conceder minha localização porque, mesmo não fazendo nada de errado, não me sinto à vontade com isso porque parece que estou sendo vigiado.

Qual a conjunção mais lhe agrada?

  CONJUNÇÃO 1

  CONJUNÇÃO 2


15. Todo Estado deve ser administrado. Em termos de administração existem duas formas que o Estado pode se comportar:

ESTADO 1: Com muitos funcionários públicos o que garante mais emprego, mas, por outro lado, aumenta o gasto do processo e o tempo de resolução.

ESTADO 2: Com menos funcionários públicos, o que reduz a quantidade de pessoas empregadas, mas por outro lado, reduz o gasto do processo e o tempo de resolução.

Em termos de administração pública, qual o Estado ideal para você?

  ESTADO 1

  ESTADO 2


16. É sabido que os hebreus, liderados por Moisés, fugiram do Egito, aproximadamente no ano 1300 A. C. No Egito eles eram escravos e tinham, nessa condição, moradia e alimentos. Ao fugirem em direção à terra prometida, os hebreus se dividiram em dois grupos.

GRUPO 1: Hebreus que reclamavam a falta de comida e queriam voltar ao Egito, tendo lá comida e abrigo, sujeitando-se permanecer na condição de escravos.

GRUPO 2: Hebreus que lutavam pela liberdade recém conquistada, e que não queriam mais voltar ao Egito para serem escravos, mesmo sabendo que teriam que buscar por si só abrigo e comida e que nada lhes seria dado.

Com qual grupo você ficaria?

  GRUPO 1

  GRUPO 2


17. Um jornalista traz uma notícia polêmica e você ao ouvir opta por acreditar ou não. No geral, quanto aos noticiários que você ouve no telejornal, qual é, no geral, seu posicionamento?

POSICIONAMENTO 1: No geral, ou seja, na maioria das vezes, acredito no que é dito, sem pesquisar nada a respeito para saber se a notícia é verdade ou não.

POSICIONAMENTO 2: No geral, ou seja, na maioria das vezes, não acredito logo de cara, faço uma reflexão e, se tiver dúvidas, vou pesquisar para saber se a notícia é verdadeira ou não.

Qual o posicionamento que mais se enquadra com você?

  POSICIONAMENTO 1

  POSICIONAMENTO 2


18. Todo indivíduo possui facilidades e dificuldades nos diferentes campos do desenvolvimento humano. Quando uma dificuldade deve ser superada o esforço pessoal pode ser aplicado para obter resultados melhores. Sobre isso o Estado pode agir sob duas frentes sociais distintas, a saber:

FRENTE SOCIAL 1: Todos devem ganhar conforme o esforço pessoal e o mérito conquistado. Maior mérito, maiores ganhos; menor mérito, menores ganhos. Nesse caso o Estado deve incentivar a superação e o esforço pessoal; o que resultará, inevitavelmente, em competição entre os indivíduos da sociedade e distinções.

FRENTE SOCIAL 2: Todos devem ganhar exatamente o mesmo, uma forma de manter uma padronização social, onde todos terão as mesmas condições e obterão as mesmas coisas, sem distinção. Nesse caso o Estado não deve incentivar a superação e o esforço pessoal; o que resultará, inevitavelmente, em um menor interesse no crescimento profissional e, como consequência, todos se mantém em um mesmo patamar social, sem distinções entre os indivíduos.

Qual a Frente Social você gostaria que o Estado aplicasse?

  FRENTE SOCIAL 1

  FRENTE SOCIAL 2


19. Com relação à saúde dois tipos de serviços podem ser oferecidos:

SERVIÇO 1: Saúde sempre sem custos à população e ofertado somente pelo Estado. O preço é único, bem como a qualidade do serviço, que é única, sem alterações, e pode ser de péssima a ótima, e isso tem relação com o que o Estado quer ofertar de serviço, tanto em preço, como em qualidade. Desta forma todos teriam o mesmo serviço, sem distinção, independentemente dos valores que você tenha disponível.

SERVIÇO 2: O serviço de saúde pode ter custos à população, quando ofertada por empresas, e pode não ter custos, quando ofertada pelo Estado. A qualidade do serviço pode variar, porque existem mais possibilidades, assim como o preço, por causa da concorrência, sendo possível optar por serviços com mais qualidade ou com menos qualidade, o que vai influenciar o preço do serviço. Desta forma cada qual buscaria e pagaria pelo serviço que melhor atendesse suas necessidades.

Qual serviço você escolheria?

  SERVIÇO 1

  SERVIÇO 2


20. Com relação aos serviços em rodovias há duas conjunturas:

CONJUNTURA 1: Este serviço deve estar sob o comando de empresas privadas que cobrarão pedágio, evitando, assim, gastos do governo que vai ter mais dinheiro para investir em educação e saúde.

CONJUNTURA 2: Este serviço, por ser de utilidade pública, deve estar sob o comando único do governo, com rodovias sem pedágio, uma forma de reduzir os gastos ao cidadão, o qual vai receber menor investimento em educação e saúde por parte do governo que terá de gastar com a manutenção das rodovias.

Com qual conjuntura você mais se identifica?

  CONJUNTURA 1

  CONJUNTURA 2


21. Um país A consegue obter benesses de um país B usando sua força de Política Externa. Com relação ao Comércio exterior, duas principais Políticas Externas podem ser aplicadas:

POLÍTICA EXTERNA 1: O país A, para obter benesses de um país B, pode usar de sua força diplomática e, por meio de negociações chegar a um ponto comum. É uma estratégia que nem sempre dá os resultados esperados e que, no geral, gasta mais tempo.

POLÍTICA EXTERNA 2: Um país A, para obter benesses de um país B, pode forçar esse a aceitar certas condições fazendo nele um bloqueio comercial, dificultando ou impedindo que o país B consiga fazer comércio com outros países. É uma estratégia que sempre dá certo ao país A, que economiza tempo e alcança seu objetivo.

Qual a política externa você adotaria para obter benesses no comércio exterior?

  POLÍTICA EXTERNA 1

  POLÍTICA EXTERNA 2


22. Hoje os países buscam estar mais próximos, fruto da Globalização. Considerando que os diferentes países agem dentro de uma ética humanitária é possível apontar duas situações políticas sobre a cultura de cada país:

SITUAÇÃO 1: Politicamente, todos os países do mundo devem ter uma única cultura global, sem a presença das culturas individuais seculares de cada povo que devem dar vez a essa cultura.

SITUAÇÃO 2: Politicamente, cada país deve contar com sua cultura única onde a cultura mundial seria a soma da cultura individual de cada país.

Qual situação política você quer para seu país?

  SITUAÇÃO 1

  SITUAÇÃO 2


23. Um sociólogo tem que apresentar uma conclusão sobre o destino de uma herança que você deve receber. A conclusão dele vai valer para a herança que você deve receber e heranças das demais pessoas. Disso surgem duas decisões possíveis, são elas:

DECISÃO 1: A sua herança e as demais, devem ser contabilizadas para os cofres do Estado, que utilizará em prol de investimento social, na busca de diminuir as desigualdades sociais. Desta forma, toda herança iria para o Estado, de forma automática. Você entende que a herança é um dinheiro recebido sem ter sido fruto de um trabalho.

DECISÃO 2: A sua herança, assim como as demais, devem ser direcionadas aos herdeiros dos genitores, que são seus sucessores por direito. Você entende que a herança é uma conquista e um patrimônio vinculado à família, devendo permanecer com esta.

O que você acha que o sociólogo deve decidir?

  DECISÃO 1

  DECISÃO 2


24. Em países muito pobres, os governos agem de forma a limitar o crescimento populacional. Existem dois grandes desenhos possíveis:

DESENHO 1: O Estado deve criar Leis para reduzir o crescimento populacional, criando impostos e taxas para que isso seja seguido, restringindo o número máximo de filhos por família. Cabe ao Estado se responsabilizar pelos cidadãos.

DESENHO 2: O Estado não deve agir nesse sentido; pois, cada casal deve ser livre para ter quantos filhos queira. Cabe a cada família se responsabilizar por suas ações.

Qual desenho você acha que deve ser implementado?

  DESENHO 1

  DESENHO 2


25. Você encontra vários círculos humanitários hoje (grupo das mulheres, grupo dos negros, grupo das mulheres negras, etc), com o objetivo de acertar as desigualdades sociais e reivindicar direitos. Estes círculos podem ser classificados, ideologicamente como:

IDEOLOGIA 1: Deve haver um círculo para cada grupo ideológico com o objetivo de reivindicar ações só para seu grupo, buscando o avanço social somente de seu grupo e que os demais grupos trabalhem por si, todos de forma independente.

IDEOLOGIA 2: Deve haver apenas um único círculo humanitário com o objetivo de ajustar as desigualdades sociais de todos os grupos ao mesmo tempo, sem distinção, um trabalho em conúbio.

Qual ideologia você vê mais sentido?

  IDEOLOGIA 1

  IDEOLOGIA 2


26. Um grande amigo apresenta a você uma situação qualquer e você faz sua avaliação e, a pedido dele, você pondera a respeito. São duas ponderações possíveis:

PONDERAÇÃO 1: Você percebe que o seu grande amigo quer fazer algo que vai dar errado e você busca impedí-lo de cometer esse erro, agindo fisicamente, se necessário, para que ele não realize essa ação.

PONDERAÇÃO 2: Você percebe que o seu grande amigo quer fazer algo que vai dar errado e o orienta da melhor forma possível, dando conselhos, deixando, depois disso, a ação a critério dele, sem mais intervir.

Qual ponderação você considera a melhor?

  PONDERAÇÃO 1

  PONDERAÇÃO 2


27. As eleições são o meio pelo qual um povo elege seus representantes. Qual o formato de voto você considera mais adequado:

FORMATO 1: O voto deve ser obrigatório porque do contrário os votantes serão mínimos.

FORMATO 2: O voto deve ser facultativo, onde, cada qual vota somente se quiser.

Qual o formato mais adequado, segundo sua concepção, para as eleições?

  FORMATO 1

  FORMATO 2


28. Você é presidente de um país desenvolvido e quer ajudar um país subdesenvolvido. Nisso surgem duas vias possíveis de ação:

VIA 1: Conceder dinheiro ao país subdesenvolvido, o que vai dar uma ajuda imediata, sem resolver o problema do subdesenvolvimento a longo prazo.

VIA 2: Conceder tecnologia ao país subdesenvolvido, o que não vai trazer melhoria imediata, mas trará resultados a longo prazo quanto ao subdesenvolvimento.

Qual sua via de ação?

  VIA 1

  VIA 2


29. Sobre bolsa educacional para universidades particulares, existem duas formas principais de concessão:

FORMA 1: Bolsa educacional somente para pessoas pobres, independentemente da raça, e que tenham obtido boa média no ensino médio, sendo esse o critério primordial para a concessão de bolsa educacional. O critério, nesse caso, é pela média da nota no ensino médio e pela classe social.

FORMA 2: Bolsa educacional conforme critério racial, englobando pessoas da raça negra e indígena, independentemente da classe social e do valor da média que tenha atingido no ensino médio. O critério, nesse caso, é unicamente racial.

Sendo você o responsável por escolher qual a forma que o governo do seu país vai lançar como programa assistencial da educação, qual destas formas você escolheria?

  FORMA 1

  FORMA 2


30. No mundo atual as cidades estão repletas de câmeras. Nisso há dois cenários possíveis:

CENÁRIO 1: Pessoas não concordam com as câmeras porque sentem sua liberdade e privacidade invadidas e sua vida controlada, sentindo-se, desconfortáveis com isso.

CENÁRIO 2: Pessoas concordam com as câmeras porque se sentem mais seguras em meio à criminalidade sem se importar com as câmeras, não sentindo-se incomodadas com isso.

Como cidadão, com qual cenário você mais se identifica?

  CENÁRIO 1

  CENÁRIO 2